Alunos da Apae Santos vivem "dia de amor" em contato com a natureza no Orquidário

Data celebra o Dia da Árvore e a Luta Nacional da Pessoa com Deficiência. Fotos: Francisco Arrais/PMS 

Data que celebra o Dia da Árvore e a Luta Nacional da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro também ficará marcado como um dia de amor para 20 alunos da Apae Santos. Na manhã desta quarta-feira (21), no Orquidário Municipal, os jovens especiais foram protagonistas de uma atividade sensorial, recheada de atenção e carinho.

Com auxílio de funcionários do Orquidário, plantaram uma muda de pau-brasil, árvore símbolo do País, como forma de celebrar o Dia da Árvore. Porém, mais do que o gesto de plantar, a troca de energia entre pessoas com deficiência e a natureza marcaram o evento promovido pela Secretaria de Meio Ambiente de Santos (Semam). 

E não foram apenas as mãos mergulhadas na terra que ressignificaram a data. Após a primeira atividade, os estudantes se reuniram no auditório para uma experiência de tato e olfato. Entre sorrisos e muita curiosidade, sentiram a textura e o cheiro de folhas de eucalipto e de embaúba, sementes de açaí, frutos de abricó-de-macaco e húmus, uma rica matéria orgânica, ampliando assim suas conexões com o meio ambiente.

Para a superintendente da Apae Santos, Agnes Menezes, a ação no Orquidário não celebrou apenas o setembro Verde, mês dedicado à inclusão de pessoas com deficiência. Segundo ela, o ato desta quarta-feira foi, sobretudo, um dia marcante na vida de cada aluno. 

"Vejo este evento como uma valorização das pessoas com deficiência. Muitos deles lembrarão do Dia da Árvore como o Dia do Amor. Alguns deles não têm sequer a oportunidade de visitar um parque com a própria família. Os olhares e os gestos de carinho dos profissionais da Semam serão inesquecíveis para todos, sem dúvida alguma", destacou ela, visivelmente emocionada. 

Quem também salientou a importância do evento no Orquidário foi o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcos Libório. Ele, que participou do plantio de pau-brasil ao lado dos jovens, falou sobre a sensação de aprendizado. "É muito prazeroso vermos essa oportunidade para os alunos da Apae, em contato direto com o meio ambiente. Eles têm tanto amor para expressar que chega a ser arrebatador. E é lindo ver como eles valorizam cada momento dessa atividade, cada gesto. Digo que o dia de hoje é um grande aprendizado para todos nós", concluiu o secretário.

A Apae Santos é uma instituição beneficente, que auxilia pessoas com deficiência intelectual como autismo e síndrome de Down. Desenvolve atividades e terapias em sua área social, além de realizar atendimentos na clínica e na escola da entidade. Atualmente atende 130 alunos na Cidade. 

FOTOS: FRANCISCO ARRAIS/PMS